Qual a diferença entre empréstimos e financiamentos?

24 de janeiro de 2019
Qual a diferença entre empréstimos e financiamentos

Decidir entre empréstimo e financiamento pode não ser tão simples assim, até porque muitas vezes a gente nem sabe qual é a diferença entre essas duas linhas de crédito. Por isso, preparamos essa matéria para orientar você a fazer a melhor escolha na hora que precisar.

Buscando a melhor resposta, consultamos a definição dessas linhas no site do Banco Central do Brasil:

O que é empréstimo bancário?

É um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica.

Ou seja, com o empréstimo você pode comprar qualquer coisa. Contudo, nessa modalidade os juros podem ser um pouco maiores do que nas demais linhas de crédito, pois em muitas instituições financeiras não há a necessidade de atrelar a obtenção do empréstimo a uma garantia ou avalista.

O que é financiamento?

Assim como o empréstimo bancário, o financiamento também é um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica dos recursos tomados, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de bem imóvel. Geralmente o financiamento possui algum tipo de garantia, como, por exemplo, alienação fiduciária ou hipoteca.

Neste caso, a destinação do montante solicitado tem um propósito, é uma linha de crédito com finalidade definida, quer seja para comprar a sua casa, quer seja para comprar um carro, uma moto ou equipamentos para sua empresa.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre uma opção e outra, sugerimos que ao contratar uma linha de crédito, verifique atentamente todas as taxas cobradas e analise o CET – Custo Efetivo Total, como o nome já diz, esse campo representa o custo total de uma operação de empréstimo ou de financiamento, indicado na forma de taxa percentual anual, incluindo todos os encargos e despesas das operações.

Posts Relacionados

Educação Financeira: aprenda a organizar suas finanças em 5 passos

Confira 5 dicas importantes para ter sua conta no azul por meio da educação financeira.

Leia mais...
Consórcio Sicoob

Consórcio é investimento?

Muita gente tem dúvida sobre o consórcio, uma linha de serviços muito divulgada pelas instituições financeiras.

Leia mais...
O que são sobras

O que são Sobras no cooperativismo?

Uma das grandes vantagens das cooperativas em relação a outras instituições financeiras é a distribuição de sobras anuais. Mas o que são as sobras anuais?

Leia mais...

Faça Parte

SicoobCap Mais
Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Participe da nossa lista de newsletter para receber as últimas novidades e atualizações do nosso blog.

Integração - Mail2Easy PRO

Sua inscrição em nossa News foi feita com sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This