Como investir com segurança?

5 de setembro de 2018

Ultimamente temos acesso a diversas informações de bancos e startups oferecendo uma rentabilidade exorbitante nas linhas de investimentos. Mas o que talvez não sabe é que quem participa de uma cooperativa de crédito tem acesso a investimentos muito bons.

E, você, está pensando em investir seu dinheiro e ainda não sabe qual é a melhor aplicação?

Na cooperativa você pode fazer seu investimento com segurança, ótima rentabilidade e liquidez.

E o melhor, é que além do seu dinheiro render mais, você contribui para o aumento do resultado da sua cooperativa.

Como o RDC, por exemplo, que é semelhante ao CDB dos bancos. No RDC, além das vantagens de aplicar o seu dinheiro na cooperativa, você também pode escolher a melhor opção para o seu perfil de investidor, se será a curto ou longo prazo, e você ainda pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento. Nele, as taxas de rentabilidade podem ser pré ou pós-fixadas. E o melhor é que o RDC do Sicoob pode ser contratado pelo seu aplicativo, sem precisar sair de casa e sem burocracia.

Entenda o que são taxas pré ou pós-fixadas

As aplicações em renda fixa, como no caso do RDC, possuem remuneração vinculada ao pagamento de uma taxa de juro. Esse retorno pode ser pré ou pós-fixados.

Os investimentos pré-fixados são aqueles que você conhece, assim que realiza a aplicação a rentabilidade prevista. Dessa forma, será possível calcular o quanto o dinheiro vai render mesmo se houver oscilações econômicas.

Já os investimentos pós-fixados são aqueles que você só conhece o seu retorno no final da aplicação. Sendo que, quando as taxas de juro estiverem em alta seu rendimento será favorecido, porque elas acompanham o movimento de alta. Contudo, quando o movimento é de queda nas taxas, o impacto é inverso.

É importante que você consulte também a sua cooperativa e veja qual é o formato das taxas praticadas por elas.

Você também encontra em algumas cooperativas a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), uma opção de baixo risco com rentabilidade superior à outras aplicações. Além disso, na LCA há a isenção de Imposto de Renda e IOF para Pessoas Físicas; maior rentabilidade em relação à outras aplicações de renda fixa e não possui taxa de administração.

 

Poupança também é investimento

Mas se você considera que essas modalidades de investimento são muito complexas, é sempre bom lembrar da poupança, uma forma de investimento simples e segura.

Considerada por muitos especialistas como um investimento com os menores riscos do mercado. Abrir uma conta poupança na cooperativa pode ter muitos benefícios, como:

– Associados e não associados podem abrir uma poupança;
– As aplicações feitas na poupança são garantidas pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop);
– Rendimento na data de aniversário dos depósitos;
– Isenção de Imposto de Renda e IOF;
– Livre movimentação de pequenas ou grandes quantias;
– Cartão gratuito;
– Sem carência para resgate.

Por isso, se o seu perfil de investidor ainda não é tão avançado estude a possibilidade de começar com a poupança, um bom primeiro passo para investir de forma segura.

Afinal, não exige aportes iniciais mínimos, não requer conhecimentos prévios nem acompanhamento constante, é segura e não há perdas com impostos ou taxas básicas. O rendimento pode não ser dos melhores. Mas tudo depende do seu perfil e dos seus objetivos.

Viu como é bom fazer um investimento em uma cooperativa?
Para se associar a uma cooperativa de crédito, clique aqui

Posts Relacionados

Faça Parte

SicoobCap Mais
Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Participe da nossa lista de newsletter para receber as últimas novidades e atualizações do nosso blog.

Integração - Mail2Easy PRO

Sua inscrição em nossa News foi feita com sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This