Como surgiu o cooperativismo de crédito?

14 de maio de 2018

Como surgiu o Cooperativismo de CréditoUltimamente os termos cooperativismo, cooperativa e colaboração estão em voga. Contudo, esse é um movimento antigo, praticado a séculos. As cooperativas de crédito ou cooperativas financeiras foram e ainda são um importante instrumento de desenvolvimento em muitos países.

A primeira cooperativa da história surgiu na Inglaterra, na cidade de Rochdale, em 21 de dezembro de 1844. Já o cooperativismo de crédito ou financeiro surgiu, em 1849, na Alemanha, como alternativa aos bancos comerciais que cobravam juros abusivos na época. Friedrich Wilhelm Raiffeisen, natural da Renânia, uma região do oeste da Alemanha, criou a chamada “Heddesdorfer Darlehnskassenveirein” (Associação de Caixas de Empréstimo de Heddesdorf). Ele foi o grande responsável pelo surgimento dessa sociedade de produtores rurais cooperativista.

No Brasil, os primeiros registros são de 1889, em Minas Gerais, onde uma Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. Apesar de ser registrada como cooperativa de consumo, os artigos 41 a 44 de seu estatuto social previam a existência de uma “caixa de auxílios e socorros”. Mas, a primeira cooperativa originalmente de crédito, foi fundada, em 1902, pelo Padre jesuíta, Theodor Amstad, em Nova Petrópolis (RS), e que está em plena atividade até os dias de hoje.

Contada essa breve história, o mais interessante sobre as cooperativas de crédito e o modelo aplicado no Brasil, hoje, é que elas são instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil e não são consideradas como banco porque não tem fins mercantis, e, sim o beneficiamento mútuo dos seus associados.

Entre os principais sistemas de cooperativas de crédito existentes no Brasil estão o Sicoob – o maior sistema de crédito cooperativo do país -, Sicredi, Unicred e Ancosol.

As cooperativas de crédito são instituições financeiras sem fins lucrativos. Sua finalidade é prestar serviços financeiros de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e a outros produtos financeiros com taxas e juros mais atrativos e com menos burocracia.

 

Quer saber mais sobre como funciona uma cooperativa de crédito? Clique aqui

Para se associar a uma cooperativa de crédito, clique aqui.

 

Posts Relacionados

Como abrir conta PJ na Cooperativa de Crédito

Como abrir uma conta para minha empresa numa cooperativa?

Você sabe quais são os benefícios de abrir uma conta para sua empresa em uma cooperativa de crédito?

Leia mais...
Cooperativas x Bancos

Diferenciais das cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito são instituições financeiras com valores e princípios diferentes dos apresentados pelas demais instituições financeiras.

Leia mais...
Desafios do Cooperativismo Financeiro no Brasil

Os desafios e os avanços do cooperativismo financeiro no Brasil

Henrique Castilhano Vilares, Presidente do Sicoob Confederação, fala sobre os desafios e avanços do cooperativismo financeiro no Brasil.

Leia mais...

Faça Parte

SicoobCap Mais
Assine a nossa Newsletter

Assine a nossa Newsletter

Participe da nossa lista de newsletter para receber as últimas novidades e atualizações do nosso blog.

Integração - Mail2Easy PRO

Sua inscrição em nossa News foi feita com sucesso!

Pin It on Pinterest

Share This