As cooperativas de crédito são instituições financeiras com valores e princípios diferentes dos apresentados pelas demais instituições financeiras. Além de não visarem ao lucro, elas possuem lemas que valorizam uma concessão de crédito mais humanitária, tendo como objetivo o desenvolvimento econômico e social. São instituições norteadas por sete princípios básicos definidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). São eles:
A cooperativa pode ser dirigida e controlada pelos próprios associados; são eles que decidem sobre o planejamento operacional. Essas instituições possuem um atendimento personalizado e oferecem crédito e demais produtos financeiros em prazos e condições mais adequados às características dos associados e, ao final de cada exercício, dividem os resultados entre os associados.
Além de atender pessoas físicas, as cooperativas de crédito (ou financeiras) possuem linhas específicas voltadas às empresas. Diante do cenário econômico atual, observa-se que as cooperativas de crédito despontam como uma alternativa para oferecer vantagens aos associados, propiciando crédito justo e outros serviços e soluções financeiras.