Muitos empresários ainda não sabem que podem abrir uma conta para o seu negócio em uma cooperativa de crédito. Nelas é possível ter acesso a todos os produtos, como: conta-corrente; cheques; conta garantida; linhas de crédito, inclusive as subsidiadas pelo governo, como: BNDES e FCO; financiamentos; poupança; cartões de crédito; consórcios; seguros; investimentos e muito mais. As cooperativas oferecem os melhores produtos, serviços e soluções, além de ter um atendimento personalizado para o público PJ, que é aquela conta registrada com o CNPJ e a razão social da empresa.
Outra vantagem é de que assim como para os associados Pessoa Física (PF), os associados pessoa jurídica também são donos da instituição e participam dos resultados ao final de cada ano. Por ser uma instituição financeira sem fins lucrativos as cooperativas visam o benefício comum de todos os seus associados e da sociedade. Seus lucros (sobras) [fazer hiperlink] são distribuídos entre os participantes, sejam PF ou PJ.
Especialistas afirmam que uma das ações para maior controle financeiro é fazer a separação de contas pessoais das contas da empresa. Por isso, ter uma conta PJ pode ser um ótimo negócio, pois dessa forma é possível separar as despesas e ganhos da empresa dos gastos pessoais.
Além disso, a conta PJ gera mais facilidades para obter empréstimos e linhas de capital de giro. Nas cooperativas as taxas e juros podem ser, em algumas linhas, até 50% menor em comparação aos bancos, de acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgado no site da UOL.
Nas cooperativas de crédito, o empresário ainda conta com sistemas tecnológicos avançados, com aplicativos premiados em competições, como é o caso do Sicoob, que teve seu APP premiado diversas vezes no prêmio eFinance. Nos aplicativos é possível fazer diversas transações empresariais, gerando uma economia de tempo significativa para as empresas.
Como o sistema de cooperativas de crédito é composto por diversas singulares você deve primeiro procurar a cooperativa mais próxima de você para conhecer o Estatuto dela (que descreve como funciona a cooperativa, as exigências legais, os direitos e deveres do associado), e entender melhor como se dá o processo de associação e o valor da integralização de capital. Para abrir uma conta, basicamente, você vai precisar dos mesmos documentos necessários para abrir conta em um banco, como:
* Além destes documentos, ao abrir a sua conta, será necessário preencher o cartão de autógrafos, ficha de matrícula e ficha cadastral.
Quer abrir uma conta PJ para sua empresa? Clique aqui e saiba mais.